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VAREJO CRESCE PELA 15ª VEZ SEGUIDA E É INDICATIVO PARA EMPREENDER

Você por acaso conhece a frase “Os humilhados serão exaltados” (Mateus 23:12)? Começamos essa matéria com esse dizer bíblico que mostra que mesmo diante todas as adversidades há prosperidade e, cá entre nós, de desafios o varejista entende como ninguém. Uma pandemia que há três anos atrás assolou o Brasil e o mundo, fez empresas sucumbirem e o consumidor se perguntar sobre o amanhã. Contudo, a pandemia também deixou algumas lições valiosas:

 

ACREDITAR NO SEU NEGÓCIO ATÉ O FIM

De acordo com o IBGE, mais de 100 mil empresas encerraram as suas atividades no primeiro ano da pandemia. Medo, falta de dinheiro e a incerteza do amanhã foram os motivos para empresários dessem um passo para trás diante desse cenário… Contudo há aqueles que persistiram e hoje estão diante de um cenário favorável. Uma prova disso foi o setor de combustíveis e lubrificantes, que cresceu 16,6% no último ano! Quem acredita, alcança.

 

INOVAR E SE REINVENTAR É NECESSÁRIO

Muitos estabelecimentos ao invés de se lamentarem pelo que acontecia melhoraram os seus processos, a composição do seu mix de produtos e ampliaram seus canais de comunicação com os consumidores. Esses lugares passaram a ser lojas de proximidade, onde não só elas vendem um serviço, mas também estão próximas das realidades dos seus clientes, sabem também do seu dia a dia, os seus hábitos de consumo e as suas reais necessidades.

Ou seja, de fato querem solucionar os problemas dos consumidores e não focar somente no imediatismo da venda, mas ter zelo no pré-venda e pós-venda. Um exemplo bem claro disso é que o setor de conveniência sempre focou no PDV. Porém, com a pandemia, ficou inviável dos clientes irem até essas lojas. O que fizeram? Passaram a oferecer o serviço de delivery para levar praticidade sem colocar em risco a saúde dos clientes. Inovaram!

 

ESTAR SEMPRE DE OLHO NA TENDÊNCIA

Antigamente um cliente tinha como pagar a sua conta de duas formas: dinheiro e cartão. Hoje todo lugar deve estar atualizado para atender cada tipo perfil. Há aquele que querem pagar via pix, então tenha uma chave para que o cliente acertar a conta. Outros querem pagar por meio de aproximação, então tenha maquinetas prontas para isso. Parece simples e de fato é, pois estar antenado é se mostrar atual em um mercado competitivo, então siga as tendências.

 

Agora estamos na pós-pandemia, onde o setor varejista se mostra cada vez mais forte, mês a mês. É o que indica o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), que apontou que só no mês de janeiro de 2023 as vendas no varejo cresceram 4,9% em relação ao mesmo mês no ano de 2022. O que isso significa? Que aqueles que esperaram até agora para investir podem empreender sem medo de serem felizes, pois essa é uma crescente mais que real!

Mas e aqueles que tiveram que fechar seus negócios ou até mesmo aqueles que já têm uma empresa aberta? Simples, a resposta vale para ambos e, independentemente do caso, vale estudar um modelo de negócio que ofereça vantagens concretas a quem investe, como o caso do licenciamento, onde você adquire o direto do uso de uma marca consolidada para iniciar as suas atividades sem a cobrança de taxas de franquia ou até mesmo royalties.  

Ainda sobre janeiro: “O mês apresentou bom desempenho. Três macrossetores registraram crescimento, com destaque para Serviços. Em parte, isso pode ser bem explicado pela onda da variante ômicron, que prejudicou os resultados em janeiro do ano passado e beneficiou o mês de janeiro deste ano na comparação. Este efeito fica mais claro quando observamos a queda sofrida pelo setor de Drogarias e Farmácias”, afirma o superintendente de dados e inovação da Cielo, Vitor Levi.

Levi apontou também que o primeiro mês do ano marcou o 15º mês seguido de aceleração do varejo, sendo novamente o segmento de Postos de Combustíveis o que mais contribuiu para a alta do setor de Bens Não Duráveis. Então essa é uma baita oportunidade para os empresários desse setor apostarem em uma expansão, seja ela com mais postos ou até mesmo investindo em lojas de conveniência para fidelizar e atender o seu público.

 

Outros setores que apresentaram crescimento:

  • Serviços;
  • Turismo e Transporte;
  • Óticas e Joalherias;
  • Alimentação e Bebidas;
  • Transportes.

 

Oportunidades não faltam para quem quer, de fato, investir em um sonho. O varejo hoje pode ser a sua porta de entrada para poder ter uma empresa e não depender mais de terceiros. Ao menos é o que esses apontamentos mostram, já que o crescimento é real e todos aqueles dispostos a plantar colherão os frutos que não puderam colher durante a pandemia. Mas e você, quer ser o seu próprio fazendeiro ou apenas o agricultor de outros? Pense nisso.

 

Fonte: Consumidor Moderno

 

Juan Franco, criador de conteúdo da AgHora Conveniência

 

 



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