30 jan SOCIAL LISTENING, O QUE É E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA UMA LOJA?
Foi-se o tempo em que as lojas poderiam operar somente no offline. Foi-se o tempo em que as lojas poderiam atuar no off-line e online que isso era o suficiente. Foi se o tempo em que as lojas poderiam atuar no online sem se preocupar com as redes sociais… O tempo passa e se você ficar preso a formatos antigos se tornará obsoleto. Hoje devemos acompanhar as tendências, ficar ligado em tudo que acontece se não pode acabar entregando nada.
Estar antenado nas tendências das redes sociais, ou como elas nomeiam, trends, já faz parte do trabalho de todo estabelecimento. Nota-se aqui que nós não estamos falando apenas de postar, pois isso vai muito além de ser um mero “fazedor de posts.”. É Instagram, Facebook, Twitter, Tik Tok, LinkedIn, etc. São tantas que fica até difícil de acompanhar, não é? Então pensa só, já imaginou quantas menções seu produto teve sem sequer ter sido marcado?
Tem muita coisa rolando… São conversas e postagens acontecendo a todo o instante e a sua empresa pode estar inserida nelas, mas sua marca pode passar despercebida caso não seja devidamente marcada. Não queremos isso, certo? Ao deixar escapar essas interações você perde a chance realizar vendas. Fora isso, esses diálogos permitem que você saiba como as pessoas se sentem com relação à sua empresa. Isso é o que chamamos de social listening.
E você que tem sua loja de conveniência, vêm trabalhando sua rede social para potencializar sua visibilidade, trazer mais clientes e, com isso, aumentar suas vendas, vamos te explicar o que é o social listening, qual é a sua importância e as suas ferramentas. Confira a seguir:
AFINAL DE CONTAS, O QUE É SOCIAL LISTENING?
Social listening é, nada mais e nada menos, do que o monitoramento das conversas nas redes sociais que envolvem sua loja, seus produtos e seus serviços, além dos seus concorrentes e das palavras-chave que são relevantes ao seu negócio. Esse monitoramento permite a você ter possibilidade de buscar por respostas pertinentes a essas conversas, seja na forma de um simples comentário ou até a mudança na estratégia de uma campanha devido ao feedback.
De um modo mais poético, o social listening permite que você “veja o sentimento das redes sociais.” Ou seja, você descobre a percepção que as pessoas têm da sua marca, se elas são positivas, neutras ou negativas. Notou o quanto isso é válido? Essa avaliação permite que altere a sua copy (redação) de acordo com cada reação do público. Isso aqui não se volta somente ao texto, pois vai além, abrangendo até o seu planejamento das redes sociais.
Diversos novatos que não têm ciência do quanto o social listening faz a diferença e comentem dia após dia, mês após mês, os mesmo erros que poderiam ser corrigidos de forma simples através desse monitoramento. Vendas podem ser realizadas e relacionamentos construídos por conta dessa tática. Uma estratégia de marketing pode parecer promissora a um primeiro momento, mas se o feedback não for promissor, melhor mudar, você não acha o mesmo?
Por isso, é tão importante para você, que possui ou está pensando em montar a sua loja de conveniência, planejar essas ações com a ajuda de um profissional, pois assim poderá ter ações variadas dentro de uma mesma narrativa. Isso não é um gasto, jamais, mas sim um investimento válido que te renderá frutos e médio e longo prazo. Usando essa tática corretamente e de modo pensado você atingirá metas com mais facilidade ainda.
POR QUE SOCIAL LISTENING É TÃO IMPORTANTE?
Se com o subtítulo anterior você não ficou convencido, vamos te apresentar mais motivos do porquê o social listening ser tão importante. Não é à toa que esse termo está tão em alta, basta dar um Google que você receberá uma enxurrada de textos. Porém aqui você não precisa fazer isso, porque esclareceremos tudo tim-tim por tim-tim. Logo mais você será expert nesse assunto, confira abaixo e veja o quanto essa tática é válida para sua loja:
- Identificar clientes satisfeitos e insatisfeitos;
- Evitar/reverter danos prejudiciais à sua marca;
- Identificar prospects dentro do seu mercado;
- Oferecer atendimento qualificado aos clientes;
- Identificar como as pessoas veem a sua loja;
- Ditar novas tendências dentro do seu nicho;
- Identificar influencers para futuras parcerias;
- Ser proativo usando uma tática moderna.
Notou como o verbo ‘identificar’ foi mencionado várias vezes? O social listering não é um tiro no escuro, mas sim um meio para você entender e se comunicar com os consumidores (ou futuros consumidores) da sua marca. Com ele você amplia o seu leque, deixa de achismos para, de fato, compreender o cenário e se posicionar de acordo com ele. Se você tem rede social e não pratica o social listering você está fazendo totalmente errado (acorde!).
QUAIS AS FERRAMENTAS DO SOCIAL LISTENING?
Agora que te mostramos os pontos que tornam social listering tão importante, com certeza você quer botar isso em prática com a sua equipe, não é? Por isso, vamos apresentar aqui as ferramentas que vão possibilitar a prática dessa tática. Elas facilitarão todo o seu trabalho nesse processo e evitarão que cometa equívocos na hora de fazer o monitoramento. Já prepare o seu bloco de notas, porque chegou a hora de você analisar o seu público:
- Hootsuite Insights – Ele disponibiliza várias ferramentas de monitoramento para identificar social mentions, inclui uma análise de sentimento do conteúdo das redes sociais analisadas e, por fim, mostra as tendências e relatórios sobre o desempenho. É completo!
- Awario – Essa é voltada a pequenas e médias empresas que buscam rastrear menções de marcas, encontrar oportunidades de vendas e até monitorar os concorrentes. Um leque avançado de ferramentas do social listening para você começar com tudo mesmo!
- Sprout Social – Uma interface que permite a você monitorar inúmeros perfis ao mesmo tempo. Deu para notar que ele oferece um conjunto bem elaborado de soluções, certo? Disponibiliza, além do monitoramento, dados e análises para você! O que você acha?
Fonte: Wix
Juan Franco, criador de conteúdo da AgHora Conveniência