09 jun AUMENTE O TICKET MÉDIO EM ATÉ 20% E MARGEM EM 2% SEM CUSTO
O sonho de todo empreendedor é aumentar o seu ticket médio. Porque, afinal de contas, ele é a medição do valor médio das suas vendas, seja por cliente ou por um determinado período. Quanto maior o ticket médio, maior é o valor das vendas do seu estabelecimento. Sua loja deve estar atenta a ele, pois tal indicador de desempenho está diretamente ligado ao lucro, por isso, é tão importante e tão mencionado no mercado varejista como um todo.
É, empreendedor, com essa métrica em suas mãos você compreenderá melhor o seu negócio e poderá planejar de forma assertiva seu crescimento, sendo assim diminuirá as chances de erro na tomada de decisão. Outro ponto muito, mas muito importante, é que o ticket médio ajudará você a avaliar o potencial de compra dos seus clientes, o que permitirá a possibilidade de fazer ações e interfiram diretamente nesse ponto específico.
Agora que falamos sobre o ticket médio e o seu poder de avaliar o seu rendimento, como fazer para maximizar os seus lucros e ter resultados ainda mais expressivos? Nesta matéria, vamos trazer uma estratégia que poderá te ajudar a fazer isso e o melhor: sem custo nenhum! Sim, você aprenderá como aumentar o seu ticket médio sem investir nada a mais. Prepare-se, porque essa leitura será muito valiosa para a sua loja de conveniência, conheça agora a:
ESTRATÉGIA DE EXPOSIÇÃO (CROSS MERCHANDISING)
Essa estratégia desperta no cliente duas coisas: conveniência e impulso. Esses dois fatores têm um peso especial na decisão de compra do seu consumidor. Basta colocar produtos de diferentes categorias, porém que se complementam, lado a lado. Isso estimulará a compra podendo aumentar o ticket médio em até 20% e a margem em 2%! Quem traz esse dado é o especialista em gestão de mercados e atacarejos, Leandro Rosadas, que também adverte:
“Pode até parecer meio óbvio colocar o queijo ralado perto do macarrão nas prateleiras dos supermercados, mas não é tão simples. O Cross é uma estratégia de inteligência, pois não é tarefa fácil quando se tem mais de 15 mil itens, dentro de mais de 450 famílias de produtos, disputando um espaço nas prateleiras, dentro das gôndolas.”
Leandro Rosadas acrescenta ainda que não é necessário abaixar a margem do produto, como quando um produto entra em promoção, tudo graças à estratégia. “A margem dos produtos que estão sendo utilizados para a técnica pode ser dos produtos que tem boa venda e boa imagem perante o cliente, ou simplesmente porque são de fácil associação com o produto escolhido para fazer par no ponto de venda”, orienta o especialista sobre o assunto.
O Cross tem custo baixíssimo para implementar, então compensa muito o varejista investir nessa ação, já que também melhora a experiência do cliente, funcionando como um gatilho para ele complementar a sua compra. Entendeu como isso funciona? O cliente ia comprar o item X, mas ao lado dele tem Y que completa o anterior, então ele acaba decidindo levar os dois na mesma compra, aumentando o seu ticket médio sem você precisar gastar por isso.
A seguir nós indicaremos duas coisas que você deve fazer antes de executar o Cross:
1 – IDENTIFIQUE E DESTAQUE OS “PRODUTOS DESTINO”
Para você implementar o Cross de modo preciso faça uso dos “produtos destino”, ou seja, aqueles que vão atrair os consumidores a irem até seu estabelecimento, como marcarrão, café, ovo, etc. No momento em que eles forem até sua loja, eles podem levar outros que tenham associação com eles, nesses três casos citados poderiam ser: queijo ralado, uma garrafa de café e uma panela para fritar o ovo. Simples, prático e realmente eficaz!
2 – IDENTIFIQUE BEM OS “PRODUTOS CONVENIÊNCIA”
Falamos a pouco dos produtos principais, agora é hora de identificar os coadjuvantes, ou seja, os “produtos conveniência”. Esses produtos, por vezes, são levados por impulso por conta dessa estratégia, pois talvez passassem despercebidos caso fossem expostos isoladamente. Por isso, mantenha-os no campo de visão do seu cliente junto ao produto destino para que essa associação seja direta, fazendo com que o impulso seja imediato. É tiro e queda!
Agora que você já sabe o que são os “produtos destino” e os “produtos conveniência”, nada mais justo do que darmos sugestões para que você coloque em prática imediatamente, não acha? Com isso, já pode ir mapeando o seu ticket médio e implementando cada vez tal estratégia no seu dia a dia. Como foi falado, não há custo adicional nenhum, veja:
- Papel higiênico (produto principal) e cheirinho de banheiro (produto conveniência);
- Macarrão (produto principal) e molho de tomate (produto conveniência);
- Escova de dente (produto principal) e fio dental (produto conveniência);
- Bolacha (produto principal) e achocolatado (produto conveniência);
- Café (produto principal) e filtro de café (produto conveniência);
- Cerveja (produto principal) e aperitivo (produto conveniência);
- Pão (produto principal) e margarina (produto conveniência).
Fonte: SA Mais Varejo
Juan Franco, criador de conteúdo da AgHora Conveniência