02 jun TOP 5: TENDÊNCIAS DO VAREJO PARA O SEGUNDO SEMESTRE DE 2023
É possível prever o futuro? Sabemos a resposta dessa pergunta, ainda mais se a direcionarmos para nossa área de atuação, o varejo. Sempre dinâmico, ainda mais diante dos mais recentes avanços tecnológicos, o setor varejista é quase imprevisível, cheio de nuances e novidades a cada mês que se passa. Tentar adivinhar o que vai acontecer é como montar um cavalo selvagem, sabemos que não conseguiremos, contudo existem os domadores…
A NRF Retail’s Big Show é a maior e mais completa feira de varejo de todo mundo. Realizada anualmente em Nova Iorque, o evento é sempre muito esperado por reunir as principais marcas e especialistas do setor e, neste ano, trouxe muitos insights, inovações e, claro, tendências que influenciarão a indústria nos próximos meses, quisa, anos. Essas belas informações poderá ajudar você e seu negócio a se sobressair diante da concorrência.
A seguir, o nosso “Top 5” de tendências que podem abalar o segundo semestre no varejo:
5 – COMÉRCIO CADA VEZ MAIS INTEGRADO
Não é novidade para ninguém do setor que o varejo pós-pandemia passou por uma verdadeira transformação estrutural. Sim, aquele varejo que conhecíamos lá em 2019 já não existe mais… Hoje há mais canais alternativos e isso tende a aumentar exponencialmente, já que o cliente atual busca cada vez mais por conveniência, então existe um desejo latente de atender às necessidades cada vez mais recorrentes desse novo perfil de consumidor.
Mais crítico, ou melhor, mais criterioso, essa clientela já não tolera empecilhos no processo de compra. Sempre conectada, ela está presente em absolutamente todos os lugares que a marca está, seja fisicamente ou virtualmente, o contato dela com a sua loja passou de uma simples “relação de compra” para uma verdadeira “relação de troca”. Hoje você precisa entender o comportamento dele e, em contrapartida, ele precisa viver a experiência da sua marca.
Hoje a demanda não é apenas feita pela unificação dos canais, mas mais do que isso, é preciso integrar esses canais e aproveitar esses novos recursos que a tecnologia pode oferecer para prever, monitorar, agregar e integrar produtos, serviços e, também, soluções. Não basta só juntar os canais, é obrigatório ter uma proposta de valor, conveniência e relacionamento humano. Entendeu? Agora o comércio é todo integrado em prol da satisfação do cliente.
Quando antes você e o seu estabelecimento entenderem isso para aplicar, melhor será. Desse modo é possível explorar o potencial máximo de um comércio integrado que é capaz de atrair e, mais do que vender, reter e fidelizar o seu consumidor, tornando-o assim um advogado da sua marca. Entendeu o quanto é importante integrar o comércio?
4 – SE VOLTAR MAIS À SUSTENTABILIDADE
Não, caro leitor, sustentabilidade não é uma palavra da moda que as pessoas gostam de falar, mas sim uma preocupação real dos consumidores. Prova disso foi que em 2022 as pautas ESG e iniciativas sustentáveis estiveram em alta. Neste ano a sustentabilidade continua tendo destaque no comércio em busca de consciência ambiental, impulsionando também novas iniciativas dentro de todo ecossistema do varejo. Sentiu a importância disso?!
Hoje esse todo é visto como uma grande comunidade onde todos nós nos assumimos como os principais responsáveis pelo mundo do qual vivemos. Nada de culpar o próximo ou arrumar desculpas, somos responsáveis por construir o espaço que queremos. Essa se tornou a nova mentalidade do consumidor e ele só vai consumir as marcas que se alinharem a esse propósito, caso contrário simplesmente vai descartar você e ir até outra empresa.
Sim, o cliente de hoje tem esse poder em mãos e vai saber identificar se a sua empresa tem ou não o mesmo propósito dele. Crie medidas antidesperdício, promova ações que preservem o meio ambiente e esteja ligado a programas de conservação. Tudo que puder fazer somará pontos à sua imagem, então é para o bem seu, do seu negócio e de todos ao redor. Sustentabilidade se tornou uma etapa a ser cumprida em todas as empresas.
3 – SEU ESTOQUE DEVE TER VISIBILIDADE
Um gap comum dos varejistas é a dificuldade de manter a visibilidade completa do estoque em tempo real. Querendo ou não, sempre haverá algo que não foi anotado, seja pela correria do dia a dia ou por falha humano mesmo, aí aquilo que fica pendente vai se somando e, quando nos damos conta, vira uma grande bola de neve difícil de solucionar. Estoque é dinheiro parado, mas quando falta algo o estoque se torna dinheiro perdido.
Para o segundo semestre de 2023 a grande tendência é que os varejistas levantem esforços para solucionar essa questão. A importância de ter o seu total controle não envolve apenas produtos em movimento para repô-los, mas também para atender os consumidores com o máximo de eficiência para manter a fidelidade e evitar as tão temidas rupturas que podem colocar essa relação em cheque. Se atente ao estoque, ele deve ter visibilidade!
2 – LOJA FÍSICA DEVE SER MULTIFUNCIONAL
Você se lembra quando a loja física precisava apenas existir e pronto, tudo acontecia? Ela por si só era autossuficiente, bastava apenas você abrir para que ela mesma começasse a girar, dando lucro com o passar do tempo. Os clientes iam até você, não precisava fazer esforço algum, afinal de contas, você já abriu a sua loja. É, os tempos mudaram mesmo…
Devido a penetração do digital na vida das pessoas, as lojas físicas passaram a reformular o seu tradicional forma e também a sua abordagem. Hoje até mesmo o modelo de negócio e KPIs são repensados, já que a jornada do shoppers não é mais como era anos atrás, ou seja, homogênea e linear. Tudo passou por uma verdadeira revolução da era digital.
Você não pode mais ficar preso a sua loja física como era antigamente, deve ir além… Serviços de micro atendimento, centros de atendimento ao cliente, devoluções e retirada de compras online devem fazer parte da sua rotina, pois oferecem valor ao cliente e otimiza seus custos logísticos, além de aumentar a circulação no seu estabelecimento. Isso é ser multifuncional.
1 – FAÇA SEMPRE O “BÁSICO BEM FEITO”
Apesar do varejo ter passado por inúmeras transformações, é necessário olhar para trás e fazer o básico bem feito. Ou seja, ter um olhar mais tático/operacional, deixando de lado distrações. De nada adianta querer fazer o plus se o feijão com arroz não está sendo bem executado. Antes de acompanhar as mudanças garanta que o básico esteja saindo.
Como fazer isso? Garanta que os produtos corretos estejam disponíveis para compra quando o cliente precisar e no preço certo para que na compra você retenha e fidelize. Tudo deve ser o mais ágil possível para que a experiência de compra seja satisfatória para o consumidor. Só assim ele será o seu cliente, caso contrário poderá nunca mais voltar à sua loja.
É imprescindível conhecer o seu shopper e a sua jornada de compra. Desse modo os seus dados devem entrar em ação como protagonistas das tomadas de decisões, para que elas sejam rápidas e eficientes. O cliente quer velocidade e facilidade, caso contrário não se disponibilizaria para sair de casa e comprar de você, não é mesmo? Facilite tudo!
Nunca se esqueça que os dados são como guias, utilize-os como um apoio para conseguir fazer o simples da melhor forma possível, tudo bem? Só assim você conseguirá entregar algo a mais posteriormente. Seu trabalho deve ser voltado a facilitar a compra do cliente, melhorando o dia a dia dele no seu estabelecimento, não dificultando essa relação entre ambos.
Fonte: Pop Trade
Juan Franco, criador de conteúdo da AgHora Conveniência