13 jul SAIBA QUAL É A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DOS CANAIS DE VENDA
Para atender aos mais variados perfis de clientes, o varejista deve estar atento à integração dos canais de venda. Hoje, antes mesmo da crise de COVID-19 que surpreendeu a todos, as lojas físicas em pleno funcionamento já estavam atentas a essa diversificação, porque ela garante uma experiência melhor aos consumidores que estão mais exigentes, buscando agilidade e comodidade do atendimento remoto.
CENÁRIO ATUAL: A CONVERGÊNCIA ENTRE ON E OFF
Com a necessidade do fechamento (ou redução) dos espaços físicos, a grande questão foi manter a efetividade do atendimento presencial no contexto virtual, sem que este perca eficiência e rapidez que são tão características. Mas será que a inserção em meios digitais colocará um fim no atendimento off-line (ou o seu enfraquecimento)?
Sendo claro e objetivo: De maneira alguma. Uma coisa não anula a outra, pelo contrário, pois ambas podem se complementar, ou seja, convergir. Tanto uma quanto outra cumprem perfeitamente o seu papel na tarefa de atrair e fidelizar os clientes, já que os perfis de consumidores são bem distintos entre si, mesmo dentro do mesmo nicho de mercado.
CENÁRIO PÓS-PANDEMIA, COMO FICARÃO AS COISAS?
Devido a essas mudanças que passamos a viver, a tendência é que os comportamentos de consumo pós-pandemia se voltem mais às opções online. Contudo, isso não é certeza, pois justamente por uma revalorização do contato físico o atendimento off-line pode ser mais procurado do que nunca. Os dois cenários são bem possíveis, então mais do que nunca é importante ter essa convergência do on com o off e não uma sobreposição entre eles.