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OPORTUNIDADE: SEÇÃO DE PETS PODE AUMENTAR O SEU TICKET MÉDIO!

Aqui no blog abordamos diversas questões, como insights para varejistas, importância das datas sazonais, a força do marketing digital, entre outros assuntos. Contudo, há algo que sempre gostamos de trazer que é “oportunidade”, uma palavra poderosa que pode ser fundamental para sua loja deixar de ser mais uma para se tornar o destaque dentre a concorrência. Às vezes, essa oportunidade pode estar escondida nos detalhes…

Varejista, você aí sabia que os lares brasileiros têm mais pets do que crianças? Isso aqui é um detalhe, porém muitos deixam ele passar despercebido. Quer saber como isso pode se tornar uma oportunidade? Simples, o seu estabelecimento, seja ele loja de conveniência, mercado ou apenas delivery, pode aumentar e investir nessa seção, já que tem uma alta demanda comprovada no mercado, melhorando assim o seu ticket médio! Entendeu isso?

Conquistar o coração dos tutores pode ser um divisor de águas, já que esse público procura dar qualidade de vida para os seus pets, tratando-os como membros da família e, de fato, eles são, então você precisa demonstrar isso através das gôndolas, mostrando se importar com eles igual aos seus tutores. Isso fará com que rentabilize a seção, potencializando seus ganhos e trazendo uma diversidade a um público que a cada dia cresce mais e mais.

Segundo pesquisa realizada em 2021 pelo Radar Pet, houve um aumento de 30% no número de pets nos lares brasileiros na pandemia. Outro dado, dessa vez feito pela UIPA (União Internacional Protetora dos Animais), também observou crescimento com um registro de aumento de 400% na procura pelos amigos de 4 patas. Esses números comprovam que animais de estimação são uma realidade e traremos mais informações logo a seguir.

 

NÚMEROS ULTRAPASSAM AS GRANDES TORCIDAS

O termo “pais de pets” nunca esteve tão em alta e a prova disso são os números. De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos Animais de Estimação), há aproximadamente 170 milhões de animais domésticos no Brasil. Para se ter ideia, esse número ultrapassa as torcidas de Flamengo, Corinthians, São Paulo e Palmeiras juntas. É exatamente isso que você leu! Hoje há mais lares com pets do que crianças no Brasil e o varejista que se ligar nisso com toda certeza vai marcar um gol de placa no final do mês.

Esse número é tão expressivo que é como se coubessem quase dois pets em cada um dos 90 milhões de domicílios em todo país. Ou seja, há mais animais de estimação do que casas / apês propriamente ditas. Um número que deixa claro que essa seção deve ter uma atenção mais que especial por parte dos varejistas, pois se quase todo consumidor tem um pet, ele gastará com ele a cada ida ao estabelecimento, melhorando assim o seu ticket médio.

 

PET FOOD DEVE RECEBER UMA ATENÇÃO ESPECIAL

Mas como melhorar o ticket médio? Onde investir nesse setor? A resposta é o pet food! Essa categoria obteve aumento de 18,3% entre os anos de 2021 e 2022 e, no faturamento, de R$ 41,96 bilhões no ano passado (sendo o pet food responsável por 80% desse valor), de acordo com a Abinpet. Isso mostra a preocupação dos tutores quanto à saúde alimentar dos pets, sempre procurando por melhores ingredientes e levando essa categoria a uma ascensão.

O segmento de pet food (comida para animal de estimação) é uma grande oportunidade para a expansão de negócios e rentabilidade na categoria de varejo alimentar. Afinal, os alimentos pet estão cada vez mais presentes em todos os tipos de canais de distribuição e pontos de venda”, comenta Mariana Mosconi Hussein, que é gerente de trade marketing, digital e gestão da BRF Pet.

Não é apenas não deixar faltar ração no estoque, mas especialmente ter qualidade e também variedade de produtos oferecidos, pois os clientes passaram a ser mais criteriosos, tanto que não é muito difícil ver os tutores de pets lendo rótulos e examinando a lista de ingredientes. O público cresceu e cresceu também a sua atenção ao que é consumido, então você deve ter nas gôndolas marcas reconhecidas e alimentos balanceados com qualidade nutricional.

É muito importante comunicar os benefícios desses alimentos no PDV das lojas. Aumentar a visibilidade da categoria pet e dar orientação aos compradores é uma forma de aproveitar essa alta demanda. Outra dica pode ser apostar em datas especiais como o ‘Dia Mundial dos Animais’ para trabalhar campanhas específicas voltadas para pets”, sugere a gerente.

 

É NECESSÁRIO TRABALHAR O ESPAÇO DESSA SEÇÃO

Segundo Mariana, mesmo com o tamanho potencial, ainda há displicência quanto ao espaço reservado a essa seção, sendo muitas vezes locais reduzidos e com baixa circulação. Esse segmento é uma oportunidade, então se você não der a ele o destaque que merece infelizmente perderá essa chance de ouro para dar algo extra ao seu negócio.

A gerente ainda completa: “Trabalhando bem a visibilidade da categoria, o supermercado pode conseguir incluir cada vez mais itens pet na cesta do comprador e aumentar expressivamente o ticket médio”. Então já sabe, é fundamental bons materiais principalmente para esse setor. Capriche no PDV, pois isso incentiva os tutores.

 

CONCLUINDO: AGARRE JÁ ESSA OPORTUNIDADE!

Como você pode ver até aqui, hoje não basta apenas ter uma ração qualquer na gôndola, mas sim trabalhar com um mix completo que vai desde alimentos secos até alimentos úmidos para cães e gatos. É necessário ter uma linha saudável livre de corantes ou aromatizantes artificiais e que auxilie a saúde intestinal dos pets, porque tudo isso aqui é levando em consideração na hora da compra e os tutores não deixam nada passar em branco.

Sachês, rações, snacks, brinquedos, acessórios e tudo mais que os amiguinhos de quatro patas merecem, porque afinal de contas, são membros da família e devem ter atenção especial dos varejistas. Quem se atentar a essa oportunidade terá uma mina de ouro nas mãos, então invista nessa seção, porque como falamos nesse texto o sucesso está nos detalhes, não concorda? Aproveite o embalo do tema e adote também um pet para sua família!

 

Fonte: SA + Varejo

 

Juan Franco, criador de conteúdo da AgHora Conveniência

 



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