29 mar ORGANIZE AGORA MESMO O ESTOQUE DA SUA LOJA EM 7 PASSOS
Simples medidas de organização podem evitar o desperdício e aumentar os ganhos.
Quem é empreendedor sabe que um dos maiores sonhos é ter uma boa margem de lucro. Alguns acham até que isso passa apenas pela parte financeira, mas é um equívoco, pois a organização é uma das peças chave para se ter mais eficiência e maior retenção de consumidores, porque um estoque bem organizado é garantia de satisfação!
1 – Use e abuse dos espaços verticais disponíveis
Essa dica aumentará (e muito) a sua eficiência que é recorrer aos espaços verticais do seu local de armazenamento. Mas como fazer isso? Utilize prateleiras nas paredes do estoque, isso otimizará todo o espaço, independentemente do tamanho que ele tenha.
2 – Tenha o controle de temperatura correto.
Essa regra aqui é voltada aos produtos perecíveis. Ter uma refrigeração correta de itens como doces, lácteos, carnes e afins ajuda na conservação dos mesmos deixando-os prontos para vendas e evitando também as temidas perdas que afetam a saúde financeira da loja.
3 – Itens antigos sempre na frente dos novos.
Essa daqui vale novamente se você trabalha com muitos produtos perecíveis, porque evita desperdícios desnecessários. Verifique sempre as datas e caso alguns produtos tenham passado da validade faça o descarte correto dos mesmos para evitar constrangimentos.
4 – Saiba quais são seus campeões de vendas.
Esse simples dica dará mais agilidade no seu atendimento ao cliente, pois conhecendo quais são os itens que mais saem você consegue colocá-los próximos da área de saída do seu estoque, isso dará um acesso mais rápido a todos eles sem percorrer todo o espaço.
5 – Faça liquidação ou descarte itens antigos.
Só quem é varejista sabe o poder que uma promoção tem e ela ajudará a liberar espaço no estoque passando adiante produtos de baixo giro. O segredo aqui é não deixar o “dinheiro parado”, mesmo que você tenha que abrir mão de certos produtos para organizar tudo.
6 – Realize sempre a contagem do estoque.
Crie essa rotina para não deixar acumular para um só dia do ano, atrapalhando assim toda a operação. Essa atividade é necessária para separar os produtos antigos dos novos em seu inventário, assim como verificar o que está faltando e o que está, de fato, sobrando.
7 – Nunca deixe de ter a tecnologia a favor.
Já falamos aqui no blog e reforçamos novamente que ter um software de gestão economizará tempo e dinheiro, pois evitará falhas humanas que você teria fazendo tudo à mão. Com essa tecnologia você consegue controlar tudo de onde estiver e com máxima precisão.
Fonte: Zettle by PayPal